sexta-feira, 22 de maio de 2009

La vie en rose!

este blog foi de férias até Paris. au revoir, chéries!

Have yourself a fashionable weekend!!


New blog in town








ela é girissíma, tem uma granda pinta, é amiga da Kirsten do Bleach Black - o que eu gosto deste blog! - e usa cintos Moschino vintage e batôn cor-de-laranja como ninguém. apresento-vos o meu new blog crush, aqui.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lisboa através da lente

começaram por ser só fotografias. aos poucos, as palavras foram ganhando espaço e a escrita surgiu-lhe no blog com a mesma naturalidade com que parece disparar as imagens que nos oferece todos os dias. quem o lê, percebe-lhe nas entrelinhas que o que o caracteriza é a humildade genuína daqueles que são realmente bons naquilo que fazem e que aquilo que faz tão bem – tirar fotografias – fá-lo por paixão. O Alfaiate Lisboeta existe desde Janeiro e é um dos nossos blogs preferidos. com a curiosidade que nos caracteriza, quisemos saber mais sobre ele e fizemos-lhe algumas perguntas. é que, mesmo que a ideia não seja original, já fazia (muita) falta ter por cá um blog assim.

O que é que te fez criar um blog?

eu gosto de escrever. nem todos podemos publicar livros por isso um blog acaba por ser a forma (e a fórmula) possível de publicarmos o que quer nos apeteça. já ouvi muita gente dizer que tem lá por casa uns escritos que nunca mostrou a ninguém. com a blogosfera parece-me que isso tem cada vez menos sentido. eventuais receios sobre reacções menos boas ao que possamos escrever estão salvaguardadas com a possibilidade do anonimato.

Já tiravas muitas fotografias antes de ter o blog, ou só começaste a fotografar para o Alfaiate?

eu tenho as paredes do meu quarto literalmente forradas com fotografias. diria que 95% delas são momentos dos meus Inter Rails. acho que é justo dizer que, salvo uma ou outra excepção, a minha relação com a máquina fotográfica se cingia aos períodos de férias.

As tuas fotografias são óptimas. Tens algum curso/formação em fotografia ou é apenas jeito natural?

a vossa pergunta é tendenciosa! (tem um juízo formulado que pode não ser consensual!) nem uma coisa nem outra. nunca tive nenhuma formação em fotografia nem creio ter nenhum dom especial. eu "safo-me bem" a tirar fotografias. espero sinceramente safar-me cada vez melhor.

Normalmente, o que é que te chama a atenção numa pessoa para a fotografares: o todo - o look, a conjugação das peças, o estilo... - ou os pormenores?

é tudo isso. simplesmente, e por mais observador que eu possa ser, os detalhes escarpar-me-ão sempre mais facilmente que um visual no seu todo.

O que é que fazes quando tens tempo livre?

mais ou menos o mesmo que oiço as outras pessoas dizer que fazem. essencialmente estou com a minha namorada ou amigos. e é na companhia deles que posso ir ao cinema, jantar fora, sair à noite ou praticar desporto.

O que achas do estilo das pessoas de Lisboa?

acho que justifica um Alfaiate a tempo inteiro!

O que é que gostas mais de fotografar (as caras das pessoas, o visual inteiro, os sapatos, umas luvas, por exemplo)? Porquê?

era o que eu dizia ali atrás. por mais detalhes deliciosos que possa haver, estando nós a falar disso mesmo, de detalhes, existe uma probabilidade maior que me escapem. mas acho interessante levantarem essa questão até porque às vezes podem resultar fotografias...como dizer, especiais? (fui dar uma vista de olhos ao Alfaiate só para ter uma noção se o que estava a dizer tinha validade empírica) parei na fotografia que tirei no 25 de Abril. é o meu post favorito. mas aquela foto... mais que um detalhe é um momento que conjuga 3 detalhes. tive sorte mas acho que resultou num post lindíssimo. acho que consegui ter uma abordagem exclusivamente estética daquele dia e era isso mesmo que eu pretendia.

Que fotógrafos mais admiras?

não percebo nada de fotografia. levem-me a sério quando digo isto. sei que há um tipo que é o Mario Testino que é um fotógrafo de moda mundialmente famoso. e tenho uma ideia da obra do Sebastião Salgado que acho que é um fotojornalista que se debruça essencialmente sobre a exclusão social e deu muita visibilidade ao movimento dos "sem terra" no Brasil. mas sei isto da mesma forma que lembro que em 1964 o Luther King e Sartre ganharam prémios Nobel e que a Alemanha tem 3 campeonatos mundiais de futebol. de resto vou anualmente ao World Press Photo e perco uma hora se estou de passagem por uma cidade estrangeira e encontro uma daquelas exposições de rua do Yann Arthus-Bertrand (tive de ir ver como é que se escrevia) como já houve no Terreiro do Paço.

Tens algum ícone de estilo? Qual?

não tenho nenhum em particular. a coisa de fotografar na rua é mesmo essa. as referências estão ali...mesmo ao nosso lado. não precisamos de ícones. olhem por exemplo... eu agora tenho uma referência que conheci na rua... está bastante claro no blog! a lógica de construção de opiniões está muito assente nos media e na exposição mediática daqueles a quem alguém, um dia, reconheceu bom gosto no trajar. estou-me a lembrar agora de duas ou três figuras públicas que são supostamente conhecidos por vestir bem. eu acho que não só não se vestem bem como desconfio que devem gastar imenso dinheiro para não o fazer.

Fotografas pessoas com estilo e que, muitas vezes, usam o que está na moda. Interessas-te por moda?

esta pergunta é um exercício de retórica! como é que vocês me imaginam? como alguém que não liga ao que veste? o que aparece muitas vezes expresso n´O Alfaiate é que não estou acorrentado a nenhuma tendência em particular. de resto, como provavelmente desconfiarão, interesso-me bastante por tudo o que esteja ligado a vestuário.

No teu blog, tens fotografias de vários sítios por onde viajas. Qual foi a viagem que mais te marcou na tua vida?

eu gostei muito dum InterRail que fiz sozinho. foi o meu 4º na altura. aquando do meu 1º pensava que os lonely travelers não eram mais que tipos com défice de amigos e problemas relacionais. pelo contrário, na esmagadora maioria das vezes o viajante solitário é alguém muito seguro de si. foi assim que me senti nesse ano, seguro e independente. de qualquer forma sinto que a viagem da minha vida ainda está por fazer.

Um restaurante para ir com os amigos?

Eu ia muito ao Esperança com os meus amigos.

Um bom programa de domingo?

gosto de ficar a namorar na cama até tarde, ir jogar ténis na hora do calor e ir ao cinema ou encontrar-me com um amigo ao final da tarde. não gosto de começar a semana cansado por isso faço por me deitar cedo.

Se não vivesses em Lisboa gostavas de viver em... Porquê?

sinto-me particularmente bem em Espanha e em Itália. esta coisa dos choques e das afinidades culturais não é nenhuma invenção dos manuais de Ciências Sociais. acho que era capaz de ser feliz em Roma, Florença ou Barcelona. mas por curtos períodos de tempo, tenho pena por exemplo de nunca ter feito Erasmus. crio laços fortes, não me imagino a viver longe daqui.

Está quase a começar a época dos festivais e dos concertos. Este Verão não vais perder...

ter 25 dias úteis de férias para gozar é tramado. não vou a nenhum. mas não consigo evitar desiludir-vos...não tenho predilecção por festivais.

Três dos teus lugares preferidos em Lisboa?

dou-vos um. Costa do Castelo.

Cinco músicas que nunca vais cansar de te ouvir:

- all that you give (cinematic orchestra)

- olsen olsen (sigur ros)

- fake plastic trees (radiohead)

- ao longe o mar (madredeus)

- all is full of love (bjork)

O livro que já leste mais vezes na tua vida?

só li um livro duas vezes. O Principezinho. Os Maias por exemplo, marcou-me muito mais. mas acho que todos percebem as implicações que tem repetir a leitura de um e de outro.

O último filme que viste e gostaste.

O Lado Selvagem (Into the Wild).

Que blogs/sites lês todos os dias?

eu não visitava blogs antes de ter o meu nem nunca pensei ter um. O Alfaiate Lisboeta mudou algumas coisas na minha vida. boa parte do meu dia de trabalho é passado em frente a um computador. ter um blog exige algum esforço e determinação da minha parte quando às 24h estou a morrer de sono mas não me deito sem fazer aquilo que defini ou quando acordo às 6h ou 7h e faço uma publicação antes de sair de casa. resumindo, faço pouco mais que visitar alguns dos blogs cujos autores me visitam. como vocês.

Pumplicious

Jak & Jill - Louboutin

quaisquer que sejam os sapatos que este senhor faz, they always make my day

Un petit cadeaux


a querida M do blog Luxury & Lust atribuiu-nos o prémio "J'adore tien blog" e nós estamos em falta com ela porque ainda não o recebemos. a verdade é que a vida fora do blog têm andado a mil à hora e não temos podido actualizar tanto como queremos nem como gostamos. e este prémio exigia que escolhessemos cinco coisas que adoramos. como somos duas, era preciso chegar a um acordo, o que prolongou ainda mais a demora. mas finalmente conseguimos:

1. amigas & amigos - pode ser cliché, mas a verdade é que nenhuma de nós vive sem eles.

2. viajar - para abrir a mente, descobrir coisas novas e descansar o espírito.

3. música - de manhã, à tarde, à noite... a qualquer hora do dia, há sempre uma banda sonora na nossa vida.

4. festivais - para ver os nossos concertos preferidos, de cerveja na mão e a dançar até o sol nascer.

5. praia - há melhor maneira de passar os dias de Verão?

quanto aos blogs que adoramos, vamos ter de saltar essa parte. seria uma injustiça enorme só o nome de dez porque há muitos mais. todos os que por aqui passam, sintam-se premiados.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Gimme them bright lights, long nights...










Whitney Port

como já tinha dito aqui, estou completamente viciada na série The City. em quatro dias vi os episódios todos e fiquei cheia de vontade de ver mais, e mais e mais. a história pode até não ser nada de especial - sim, o argumento não chega aos calcanhares do Gossip Girl, por exemplo - mas elas são todas giras, têm outfits fantásticos e uns namorados bem engraçadinhos. para além disso, mais de metade dos episódios são passados na Diane Von Fustenberg e a Whitney Port e a Olivia Palermo têm um trabalho de sonho (pelo menos para mim). ah, e claro, o styling é do melhor, tanto on como off screen. a Olivia é um bocadinho preppy demais para o meu gosto, mas adoro as roupas muito downtown da Whitney. cada vez que vejo um episódio, só me apetece vestir um bom outfit e, como elas, party till the sun is rising!

sábado, 16 de maio de 2009

Have yourself a fashionable weekend!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mega crush

são da Maje e eu quero-as taaaanto!

Sublime

blitz

speechless. foi um privilégio poder assistir a este concerto "de uma beleza inexcedível", segundo a Blitz. foi sem dúvida das experiências mais transcendentes da minha vida. se o Belo existe, é nestes momentos que se manifesta.

Bohemian summer












Sessun 
Summer 09

para começar bem o dia, hoje é sexta e está sol, uma combinação que só por si me deixa logo bem-disposta. e depois, encontrei estas imagens do lookbook da Sessun e amei. a Allie da série The City - estou completamente viciada!! - veste na perfeição os looks boho, muito melhor que o hard rock que ela costuma ter na série. as calças de liberty print, os perfectos em ganga, os vestidos em algodão conjugados com carteiras a tiracolo são das minhas tendências preferidas para este Verão. adoro a vibe boho, muito seventies, muito francesa. só espero que o calor chegue depressa, porque preciso urgentemente de tirar os meus vestidos e calções curtinhos do armário.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Just look at yourself!

all in net a porter

sou cada vez mais uma fã incondicional da net a porter. ok, não posso comprar a graaaande maioria das coisas, mas pelo menos tenho acesso às últimas novidades do mundo da couture. mas mais do que ter acesso às últimas news, fascina-me o facto deles não se limitarem a ser um site que vende roupas de marca. Antes pelo contrário, estão sempre a dinamizar conteúdos e a fazer coisas novas, como esta produção, por exemplo. adorei os looks! é como se fosse uma Colette online, mas a little (big) bit smarter!

Bootie call


Lanvin

eu não era grande fã da moda meio botim/meio sandália. mas depois de ver estes sapatos maravilhosos da Lanvin estou completamente convertida. 

Milky way

Stylesightings

I just love this dress. a fotografia é daqui e foi tirada em Sidney. tenho visto nos blogs de street style as fotografias da Rosemount Australian Fashion Week. não tinha muito bem noção disto, mas as australianas têm uma granda pinta. pensava que eram só as surfer girls, mas vejo muitas mulheres cheias de classe e com outfits maravilhosos. já para não falar da luz fantástica da cidade e do facto de estarem todas bronzeadas. e isto tudo só me dá ainda mais vontade de fazer as malas e ir conhecer esse continente do outro lado do mundo. 

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hats on!!







Borsalino

quando estive em Paris, numa das minhas promenades pela cidade, descobri por acaso a loja dos míticos chapéus Borsalino, escondida numa pequena rua de Saint Germain. eu gosto imenso de chapéus, mas nunca tinha visto os Borsalinos originais, só em revistas e na Internet. e fiquei fascinada, porque são mesmo perfeitos. sejam capelines, chapéus de abas largas, a la gondolieri ou mesmo panamás com um formato mais masculino, estes chapéus são lindos, lindos, lindos. os modelos para senhora são super elegantes, mas confesso que a minha preferência vai para os chapéus masculinos (os que, nas imagens, têm o fundo preto). é que um chapéu destes transforma qualquer look num abrir e fechar de olhos! se também gostam de chapéus, vale a pena uma visita ao site, aqui.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Can I please have your home? Please?

















Julia Roitfeld at home in NY
The Selby

this is just perfect. de todas as casas que o Todd Selby já fotografou, esta é sem dúvida nenhuma a minha preferida. é completamente de sonhos - aquele armário dos sapatos, a quantidade de YSLs que para ali estão, My God!!! até bate aos pontos a casa da minha all time favourite Erin Wasson. não há dúvida que a filha da Carine Roitfeld soube trazer o chic francês a Nova Iorque. e como provou que, como quase sempre, the french do it better. há mais aqui.