terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Le jour d'avant

há um fascínio inexplicável na Moda que muito se deve ao seu secretismo. excepto se trabalharmos no business (o que não é o meu caso), não sabemos o que se passa à porta fechada nas grandes maisons das capitais europeias nem nos ateliers de emergentes designers que lutam para um dia serem grandes. mas se, por um lado, o segredo por trás das criações é o que mantém a beleza das coisas - porque a Moda, como a Arte, não se explica, sente-se - por outro lado, descobrir o esforço titânico que antecede a apresentação das colecções faz-nos perceber que a perfeição última não nasce apenas de um rasgo de criatividade, mas também de um trabalho impossível de equipas que não páram até ao último minuto.
foi este trabalho - acima de tudo, o rigor milimétrico de todos os que contribuem para o resultado final que vemos desfilar nas passerelles - que o realizador Loic Pringent filmou para o canal Arte e que foi lançado a semana passada aqui em Paris. é um documentário dinâmico e divertido que nos mostra as 36 (loucas) horas que antecedem os desfiles de quatro maisons (Sonia Rykiel, Jean Paul Gaultier, Proenza Schouler e Fendi) e que abre os olhos para aquilo que tão poucos sabem: que sem criatividade e trabalho, o sonho e a frivolidade da Moda não existem.
comprei a série de documentários a semana passada e ainda só consegui ver dois mas, até agora, é dos melhores insights do mundo da Moda a que já tive acesso. vejam a preview aqui e, se puderem, encomendem aqui. juro, vale mesmo muito a pena.

4 comentários:

rita disse...

huhhhh i am so ordering this :) Exxxcelent!! Bisou!!

Pepa Xavier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pepa Xavier disse...

Allô minha querida, como está Paris? Olha os documentários têm legendas em inglês?? bijoux

little miss chanel disse...

rita, you're welcome :)
pepa, Paris c'est super!! e tu, comment ça va? quanto aos docs, a resposta é sim: têm legendas em português :))

beijinhosss